O Braço direito do produtor rural

,

5 Dicas valiosas para fazer o planejamento econômico da safra

Quando pensamos em planejamento econômico, logo vem à cabeça a ideia de algo complexo e demorado.

Por isso, viemos descomplicar esse assunto com 5 dicas que vão te mostrar como pode ser fácil o planejamento econômico de safra.

 

  • 1. Organize os dados de forma simples

Você se lembra dos princípios de Pareto? 80 – 20. 

Pois bem, no planejamento econômico é muito importante entender quais são os 20% de produtos que são responsáveis pelos 80% do custo.

Foque neles e organize de forma a conseguir facilmente ver os dados e tomar decisões assertivas com elas. 

  • 2. O orçamento deve ser feito várias vezes. 

Com o planejamento de safra pronto, o que mais preciso fazer?

É muito importante pelo menos uma vez por mês reavaliar e fazer ajustes que podem resultar na tomada de decisão de compra de algum insumos ou venda da produção. 

Além disso, sempre que a compra for efetivada, é importante ir alterando as informações para melhorar a acurácia e deixar os dados mais precisos, tornando a tomada de decisão mais fácil, principalmente a de venda da produção. 

Sempre atualize seu planejamento e tenha seus dados sempre em mãos. 

Lembre-se: você não se planeja para acertar os dados com o custo final, mas sim, para ter informações para tomar melhores decisões comerciais

  • 3. Compare com anos anteriores

Os custos com insumos são fáceis de serem estimados, pois basta fazer o orçamento e os dados já estão prontos para serem usados. 

Porém, custos como de mão de obra, diesel, juros, manutenção e outros, devem ser comparados com anos anteriores, junto com a avaliação de aumento anual, para gerar com mais precisão as estimativas da próxima safra. 

Não esqueça: o planejamento econômico é para tomar boas decisões, não para acertar os dados. 

  • 4. Não complique 

O planejamento de safra não é para avaliar os mínimos detalhes. Mas sim, trazer com clareza e certa precisão 80% dos custos. 

Assim, não fique paralisado quando não souber os dados ou tiver dificuldade para calcular, estime e vá melhorando a cada safra com os dados do custo final, tendo mais clareza para fazer as estimativas da próxima safra. 

Na Lucro Rural, usamos a mesma estrutura de planejamento para custo final, possibilitando a comparação do planejado com o realizado no final da safra, melhorando os dados para a estimativa da próxima. 

  • 5. Melhore sua qualidade de vida 

O produtor que se dedica em fazer um bom planejamento de safra, tem dados para saber a hora que deve tomar a decisão, comprar seus insumos e vender sua produção. 

Quando a tomada de decisão sai do achismo, ela se transforma numa “informação profissional” e o produtor começa a ter “consciência do negócio que fez”, eliminando dores de cabeça e assim, melhorando sua qualidade de vida. Tendo em vista que a compra de insumos e venda da produção são duas das maiores preocupações dentro do Agro. 

 

DICA EXTRA:

A Lucro Rural te entrega as ferramentas perfeitas para todas as etapas no planejamento econômico da sua safra.

Desde planejamento do custo final, até dados históricos para análise de compra de insumos e venda da produção.

Clique aqui e conheça mais!

 

Boa safra!

Este artigo foi útil? Avalie
Escrito por: equipe Lucro Rural
Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você pode se interessar:

Fique por dentro!
Sobre a Lucro Rural

PARA O PRODUTOR

PARA O CONTADOR

Favoritos