O Braço direito do produtor rural

,

O que é relação de troca e como usá-la?

Relação de troca é um cálculo para comparar o preço de dois produtos e realizar a equivalências entre eles. Ou seja, quanto é preciso vender de um produto para comprar outro.

De extrema importância no agro, a relação de troca fornece parâmetros para a compra de insumos e possibilita que o produtor saiba se a compra do insumo renderá bons negócios ou não.

Vamos de exemplos:

No planejamento de safra, o produtor tem uma expectativa de produtividade:

Ex:

Soja – 60 sc/ha 

Milho – 150 sc/ha 

Boi –  10 @/ha ou /animal

Assim, quanto menos insumos forem gastos para produzir, mais vão sobrar, gerando lucro líquido ao produtor.

 

Ou então, numa relação de troca de soja como exemplo, que tradicionalmente tem um custo de: 

Ex:

Semente: 5 sacas/ha 

Fertilizantes: 10 saca/ha 

Defensivos: 12 sacas/ha  

 

Perceba que a relação de troca é o que conduz a expectativa de lucro do produtor. 

Apenas com o custeio (soma dos custos de sementes, fertilizantes e defensivos), o produtor tem uma despesa de 27 sacas por hectare.  

Então se neste ano, o seu planejamento de safra está gerando um custeio de 22 sacas por hectare, são 5 sacas de lucro e ele pode fechar a compra com a certeza de ter feito um ótimo negócio.

Da mesma forma que, se o custo for de 30 sacas, essa será uma safra mais desafiadora e necessitará de ganhos em outras áreas do custo ou uma produtividade melhor, para seguir com a mesma margem dos anos anteriores.

 

As melhores oportunidades de relação de troca do mercado acontecem em momentos variados durante o ano, por isso os cálculos devem ser feitos para cada um dos itens que serão comprados, visando aproveitá-las no momento certo. 

 

Aqui vai outro exemplo:

A relação de troca de boi com milho, por um pecuarista, que esteja comprando milho para seu confinamento e que na média histórica, com uma @ compra 6 sacas de milho, se depare com a possibilidade de compra de 8 sacas com a mesma @. Este pecuarista, sem sombra de dúvida, está à frente de um ótimo negócio.

 

Agora você deve estar se perguntando:

Então a relação de troca é a mesma coisa que uma operação “Barter”?

A resposta é não.

Barter é a compra do insumo e venda do produto para o mesmo agente, sem a transação financeira, apenas a troca de produto por insumos. 

Algumas pessoas podem confundir, pois para fazer o barter utiliza-se de relação de troca, mas a relação de troca não precisa gerar um barter. Inclusive, a operação de Barter geralmente não é benéfica para o produtor em termos de barganha, preços e consequentemente, de relação de troca. 

 

De modo geral, a relação de troca é um cálculo que o produtor deve fazer para comprar o insumo e vender sua produção, geralmente de forma antecipada. Mas esses dois processos não necessariamente devem ser feitos ao mesmo tempo e com o mesmo agente.

 

Por exemplo: um produtor que fez o cálculo de relação de troca de milho com uréia e viu uma boa oportunidade, pode efetuar a compra com o fornecedor X e vender seu milho para o cliente Y.  

 

Pode-se perceber que a relação de troca é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisão na compra dos insumos e venda da produção, pois ela que dá a certeza do negócio a ser feito.

Por isso, não deixe de calcular as relações de troca durante o ano. Assim, garantirá bons negócios e evitará dores de cabeça

Este artigo foi útil? Avalie
Escrito por: equipe Lucro Rural
Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você pode se interessar:

Fique por dentro!
Sobre a Lucro Rural

PARA O PRODUTOR

PARA O CONTADOR

Favoritos